Participantes - Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional conta com a participação dos diferentes segmentos da comunidade acadêmica, considerando o disposto no Sinaes. Além disso, essa participação leva em conta a necessidade do envolvimento dos diferentes atores institucionais com vistas à compreensão e apropriação dos processos de avaliação; à utilização de seus resultados visando à reflexão sobre as práticas institucionais; a identificação de potencialidades e fragilidades; além da proposição e implementação de melhorias.

Nessa seção estão caracterizadas as instâncias responsáveis pela articulação dos processos de autoavaliação institucional:

- Reitoria

- CPA

- Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucionais

- Coordenações de curso

- Profissionais da educação e pessoal administrativo

- Corpo Discente

- Comunidade externa


Reitoria 

Como apresentado anteriormente, a Reitoria respondem por processos da avaliação institucional. Além disso, é a instância que emprega os resultados dos processos avaliativos no apoio à tomada de decisão no nível institucional e como subsídio ao Planejamento estratégico Institucional e à Gestão Institucional.

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Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucionais

A Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucionais é subordinada à Reitoria que responde pela gestão dos processos de avaliação institucional da Univille.
Compete à Assessoria:

  • monitorar do IGC;
  • assessorar a CPA na autoavaliação institucional;
  • assessorar a Reitoria nos processos de avaliação institucional externa;
  • operacionalizar a avaliação contínua do desempenho docente;
  • assessorar os demais subprocessos da avaliação institucional cuja responsabilidade está a cargo das Pró-Reitorias e coordenações de cursos;
  • manter dados e informação relativos aos processos da avaliação institucional.

Em seu planejamento, a Assessoria prevê ações relacionadas a:

  • avaliação do perfil do aluno ingressante, com periodicidade anual;
  • autoavaliação dos cursos de graduação por comissão interna composta pela coordenação e NDE do curso, para verificar a efetividade do PPC e das condições de oferta;
  • avaliação da infraestrutura na visão de estudantes, profissionais da educação e pessoal administrativo, com periodicidade de três anos;
  • avaliação contínua do desempenho docente, que acontece todo ano.

No âmbito da autoavaliação institucional, os instrumentos e as pesquisas de avaliação são elaborados pela Assessoria, com a participação dos diferentes segmentos da Universidade e da CPA.

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Coordenações de cursos

As coordenações de cursos respondem por processos da avaliação no nível dos cursos e participam das ações relacionadas aos processos de avaliação com abrangência institucional. Além disso, são as instâncias que usam os resultados dos processos avaliativos com vistas a apoiar a tomada de decisão no nível dos cursos.

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Profissionais da educação e pessoal administrativo

Os profissionais da educação e o pessoal administrativo participam da avaliação institucional diretamente ou por meio das representações nos órgãos colegiados da Univille e na CPA. A participação destes atores institucionais é importante fonte de dados que podem ser utilizados na AI. Além disso, desempenham o papel de agentes de mudança na implementação das ações que visam à melhoria institucional.

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Corpo discente

O corpo discente participa da AI diretamente ou por meio das representações nos diferentes órgãos colegiados da Univille e na CPA. Ele também é uma importante fonte de dados que podem ser utilizados na AI. Além disso, é preciso considerar que as mudanças propostas em decisões tomadas com base na AI têm como principal objetivo a melhoria das condições oferecidas aos estudantes, para que possam encontrar na Universidade o espaço adequado ao processo de ensino e aprendizagem.

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Comunidade externa

A composição da CPA da Univille inclui a participação de membros da sociedade civil. Além disso, nos Conselhos de Administração e Curador da FURJ, bem como no Conselho Universitário da Univille, há membros da comunidade externa. Por fim, os processos de autoavaliação institucional e dos cursos da Instituição preveem a realização de pesquisas junto comunidade externa, propiciando dados importantes para a Instituição.

Fonte: PDI Univille (2017-2021)

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